Empreender na web – Dicas para ter um blog de viagem de sucesso!

De uns anos para cá, muita gente vem querendo sair do sistema de trabalhar de carteira assinada, passando a integrar o time de empreendedores. Mas o que a maioria desconhece é que, empreender na web dá muito mais trabalho que um emprego convencional.

Empreender na web é um tema que vem ganhando cada vez espaço no cotidiano, existindo até “cursos com fórmulas” de ter sucesso empreendendo. Vários especialistas no assunto dizem que antes de mais nada é preciso estudar com calma a área que você vai atuar, além de ter um capital de giro por um certo período até o negócio dar retorno. Mas essas são dicas básicas para quem vai abrir um negócio, seja na web ou fisicamente.

empreender na web- como ter blog de viagem de sucesso

empreender na web-Foto reprodução Pixabay

 

Empreender na web com blog de viagem

Um dos debates mais calorosos para quem busca por um vida diferente, saindo da zona de conforto do cotidiano é:  como ser um “nômade digital”? Conversamos com alguns blogueiros de viagens, que responderam algumas questões sobre esse universo. E não pensa você que é trabalho fácil, pois não é, pelo contrário.

Mas empreender na web com blog de viagem pode ser um trabalho longo até dar retornos significativos. Requer muita dedicação e estudos para alcançar resultados satisfatórios.

O  Fabricio Moura, escreve o Vou na Janela, desde de 2015. Ele nos conta que o processo de estudos do blog começaram  em 2013, com intuito de ser um negócio e não um hobbie. ” Eu trabalhava em uma agência PR e publicidade, e para mim foi uma escola. Eu consegui entender muito sobre marketing digital e relacionamento com influenciadores, além de processos criativos e de produção visual e de conteúdo. Por outro lado eu estava cansado de ter um emprego convencional e queria ter liberdade para viver viajando, em outras palavras, ser um “nômade digital”, conta Fabricio.

Fabricio ainda relata que o processo de produção do site começa com meses de planejamento, estudos e buscando compreender o que os usuários têm procurado. ” Um exemplo recente é a viagem que eu fiz para a Rússia. Por conta da Copa do Mundo de 2018, a curva de crescimento das buscas por conteúdo sobre a Rússia começou a ficar acentuada em agosto de 2017, o que justificou uma viagem. A produção de conteúdo é diária, mesmo durante as viagens eu reservo algumas horas do dia para trabalhar no hotel e eu tenho uma pauta definida com uma janela de 40 dias. Em casa o trabalho é ainda maior, escrevendo, editando, buscando parcerias, anunciantes e claro, planejando as próximas viagens”, relata o blogueiro.

empreender na web - blogs de viagens profissionais

empreender na web – Fabricio Moura – Vou da Janela

Já o Beneth Torquato, criou o Tire a Bunda do Sofá em 2016, passando a profissionalizar o site em 2017. Nessa fase de profissionalização, o jovem deixou o cargo de gerente de compras em um provedor de internet, para se dedicar exclusivamente a sua nova empresa, o blog.

Apesar de trabalhar mais do que antes, o jovem empresário não se arrepende da decisão. “Um dos motivos que me fez largar a rotina e virar nômade digital é justamente a flexibilidade em trabalhar, poder fazer o meu horário, em qualquer lugar do mundo. Geralmente começo cedo e paro de trabalhar tarde, tirando alguns momentos do dia para descansar um pouco. Tenho um cronograma de coisas pra fazer em cada dia da semana, assim me organizo e não deixo passar alguma atividade”, comenta o Beneth.

Apesar de encarar essa nova rotina como um emprego, muitas pessoas podem não acreditar que é um trabalho como outro qualquer. Pode acontecer de até rirem de você sobre o caminho que está seguindo.E com o Beneth não é diferente.

” Comecei a me dedicar mais ao blog, com a decisão de tornar isso a minha profissão. Não foi fácil, e até hoje não é. Minha mãe por exemplo, ainda da risada quando eu falo que vou trabalhar. As pessoas ainda não conseguem ver isso como um trabalho. Deixar o trabalho para viver de blog requer um certo planejamento. Eu sai do emprego e vivo disso desde novembro de 2017, o blog ainda não rendia o suficiente para se pagar, muito menos pagar minhas contas. Mas eu tinha alguns fatores ao meu favor(…) “, relata o jovem.

empreender na web - Beneth Torquato

empreender na web – Beneth Torquato – Tire a Bunda do Sofá

 

O Fabio Pastorello se dedica exclusivamente ao Viagens Cine desde 2012. Apesar de sempre viajar, Fabio mantém uma boa disciplina e administração na hora de trabalhar, já que ele mantém um canal no youtube também, tendo mais trabalho no processo de criação de conteúdo.

“…Umas das coisas que têm me ajudado muito é, durante as viagens, procurar escrever as matérias que iremos publicar posteriormente. Essa pré-escrita é fundamental para aproveitar o calor do momento, o sentimento da viagem, as informações frescas e colocar tudo no computador. Posteriormente, quando retorno para casa, é hora de revisar o texto com calma, aprofundar algumas informações, buscar mais fontes e editar as imagens. E também trabalhar com os registros em vídeo, já que  trabalhamos com nosso canal do youtube.
Além disso, o trabalho do blogueiro envolve  um tempo considerável online, em redes sociais. Postar fotos, interagir com os leitores, responder comentários. Buscar inspirações também é parte fundamental de nosso trabalho. E para articular tudo isso, é preciso um tanto de disciplina na administração dos horários e tarefas. Estabelecer metas de postagens semanais é fundamental para o trabalho sair e não bater aquela preguiça nas horas erradas. A periodicidade de postagens é fundamental para manter o prazo de publicações (relatos antigos têm menos força do que os mais recentes) e uma forma de respeitar o seu leitor”, esclarece Fábio.

Com quase 6 anos de blog, Fabio nos conta que uma das maiores dificuldades de “blogar” e empreender ao mesmo tempo, é o envolvimento de esforços e talentos totalmente diferentes ao mesmo tempo.

Blogar é um trabalho intelectual e técnico, mas como o blogueiro em geral exerce todas as funções de sua empresa, é preciso abraçar diversas outras capacidades, como planejamento, gestão, marketing, comunicação, finanças, etc. Para que o “negócio” realmente seja bem sucedido, é preciso empreender esforços em todas essas áreas, na mesma intensidade que se dedica para a parte das viagens em si”, pontua o produtor de conteúdo.

empreender na web - como ter blog de viagem de sucesso

empreender na web – Fabio Pastorello – Viagens Cine

 

Dicas para ter um blog de sucesso por  especialista

O especialista em marketing digital, André Vinícius Santos da Safari Marketing Digital, nos conta algumas dicas essenciais para  montar um blog mais profissional:

  •  Definir um nicho, por exemplo: turismo, melhor ainda seria: turismo na Itália.
  •  Ter um site/blog no wordpress. É a plataforma mais utilizada no mundo, é google friendly, tem plugins para todas as funções que forem necessárias, com vários benefícios. E claro, lembre-se de deixar amigável para o mobile.
  •  Produzir conteúdo de qualidade e entender de SEO, não adianta você ter um e não ter o outro. SEO é otimizar para mecanismos de busca, o mais utilizado é o Google. São séries de fatores que fazem sua página ficar nas primeiras posições. Pesquisas demonstram que 60% dos usuários clicam nos três primeiros resultados de busca.
  •  Utilize o Google Trends  e o Planejador de palavras chave do Google Adwords  para levantar insights e entender sobre o que e como as pessoas pesquisam. Ao criar conteúdo, lembre-se desse vídeo
  •  Tenha um mídia kit. O marketing digital trouxe dados para o mercado, o empresário ou contratante quer saber dos seus números e o que o seu blog pode trazer de resultado. Quanto mais prints, melhor! Ou seja, tenha o código do Google Analytics no seu site, acompanhe-o. Utilize os dados do facebook e instagram, são valiosos.

O André ainda comenta sobre ter “relacionamento” com empresas, tendo como ponto de partida o networking. ” Vá a eventos, entidades de classe e procure estar onde o empresário do seu ramo de atuação está. Empresário não tem tempo, é prático e quer resultados. Não adianta querer marcar reunião e esperar ideia dele. Estude, entenda, pesquise e mostre onde e o que você pode agregar. Cometemos o erro de sempre querer vender falando sobre nosso trabalho e querendo mostrar como somos bons. Mas o que de prático vamos fazer? Falta isso ao levar alguma ideia ao empresário. Entender do negócio de verdade e dar uma solução do que ele precisa”, encerra o especialista em marketing digital.

empreender na web- como ter blog de viagem de sucesso

empreender na web- Foto: Pixabay

Dicas para ter blog de sucesso por blogueiros

Para o Fabricio, ter um blog de sucesso é necessário entender o mercado, principalmente os leitores. “Planejamento e um plano de negócios a médio e longo prazo. Não se constrói um produto rentável em 6 meses. Se todos os fatores forem feitos corretamente, os ganhos mensais podem ser até 10 mil reais para um blog médio,” pontua Fabricio.

Para o Beneth, entender de marketing, comercial, financeiro e fotografia é um conjunto necessário para ter sucesso com blog de viagem. ” A diferença entre blog hobby e blog profissional é gigante. Em um deles, basta você escrever e tirar fotos, no outro, envolve muito mais coisa. É uma empresa, e você tem que lidar com tudo o que uma empresa exige. As dicas aqui é levar a sério, e ter em mente todo o trabalho que um blog envolve”, encerra Beneth.

Já o Fábio, diz que é preciso ter seriedade e comprometimento, antes de tudo. “A partir do momento que você percebe que, realmente, está influenciando outras pessoas a fazerem suas viagens, a escolher destinos e serviços, você percebe que possui uma grande responsabilidade. Isso acaba interferindo na forma como você trabalha. Eu escrevo e trabalho por prazer, mas não é um trabalho para mim. O blog é para os nossos leitores, e para que o trabalho seja profissional, é preciso que eles estejam satisfeitos com o seu trabalho. E essa é a nossa meta constante, satisfazer nossos leitores e seguidores”, finaliza Fabio.

 

Outras dicas

No 360 meridianos existe uma série sobre como profissionalizar o blog.  Já o Hello Blogger, traz dicas bem interessantes sobre o universo blog.

Deivson Santana

Capixaba de 25 anos, ama o Espírito Santo, mas adora desbravar lugares novos. É o tipo de viajante de gosta de conforto e luxo, como um bom taurino, mas é muquirana. Faz tudo por ponto aéreos.

Você pode gostar...

16 Resultados

  1. Excelente matéria Deivson! Da pra ter uma ideia de como é ter um blog profissional e todo o trabalho que isso envolve.

    Parabéns pelo conteúdo e obrigado pelo convite!

  2. ghaidy disse:

    Adorei o artigo, o importante é fazermos com amor, dedicação e gratidão…pra mim esse é o caminho para o alvo que se almeja alcançar.

  3. Ana Carolina Santos disse:

    Já coloquei nos favoritos! Excelente texto, muito elucidativo. E gostei mais ainda do que o Fábio disse: o blog é para os leitores, e é por isso que nos tornamos fiéis seguidores.

  4. Parabéns pela idéia, Deivson. Ter uma rotina e disciplina trabalhando em casa são 2 grandes desafios.

  5. Gostei muito. Parabens pela publicação.

  6. Carol Duque disse:

    Amei a matéria! Super bem feita e com opinião de gente que entende do assunto. Parabéns pela iniciativa!

  7. Fabricio disse:

    Amei o convite e você brilhou muito no texto, parabéns =)

  8. Ótimo post! Muito instrutivo e útil. Obrigada!
    Silvia Triboni

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *