O que fazer no Espírito Santo – Roteiro de 5 dias




Direto nos deparamos com perguntas do tipo: Vocês podem montar um roteiro sobre o que fazer  no Espírito Santo pra mim? Temos várias dicas legais por aqui, por isso resolvemos fazer este post com um roteiro de 5 dias pelo estado, claro que ainda irá faltar muita coisa, mas já dá pra ver o essencial para se apaixonar.

O Espírito Santo é um lugar que encanta todos, tendo praias, montanhas, culinária de primeira, tradição, história e muito mais, coisa que pouca gente não conhece. E aqui você encontra hospedagens com os melhores preços em Vitória.

Nosso roteiro consiste em mostrar alguns lugares que são parada obrigatória, além de lugares poucos conhecidos pelos turistas. Vale lembrar que os meses que mais chove são entre outubro e dezembro. Janeiro pode cair uma chuvinha ou outra, mês de março pode acontecer algumas pancadas de chuvas também.

 

O que fazer no Espírito Santo

Dia 1 – Vitória

A capital capixaba é linda, cheia de histórias. Com certeza você já deve ter visto uma panela de barro na vida, né? Vamos começar nosso roteiro no Galpão das Paneleiras, por lá você acompanha de perto a produção de panelas de barro de perto. Ainda é possível fazer sua própria panela. Mas pra isso, é necessário ver com elas em quanto tempo ficará pronta. Normalmente é algo de 3 dias para o processo final.

Gosta de história? O centro histórico de Vitória é muito rico, é um programa que ocupa 2 ou 3 horas do seu roteiro, isso se você for conhecer todos os lugares.

Hora do almoço você pode provar a legitima moqueca capixaba em algum restaurante da Ilha das Caeiras. A ilha das Caeiras é um lugar simples, mas é um berço da gastronomia capixaba. E por falar em Gastronomia, o blog caixa de Viagens tem um artigo falando dos melhores restaurantes de Vitória.

Se quiser algo mais sofisticado, o Hotel Senac Ilha do Boi conta com almoço diariamente. Além do menu ser bem farto, o hotel tem uma visão magnífica da cidade, sendo o mais famoso e tradicional da cidade.

o que fazer no espírito santo

Na parte da tarde, você pode conhecer  o Projeto Tamar, Parque Botânico Vale ou o Parque Pedra da Cebola.

Já para programa noturno, a rua da Lama e o Triângulo das Bermudas são dois lugares boêmicos, repleto de bares tradicionais e jovens da cidade. Nos blogs Guia Capixaba e Aline Approves  você encontra várias opções muito boas de onde comer.

A- Convento São Francisco| B -Paneleiras de Goiabeiras| C- Ilha das Caeiras | D -Hotel Ilha do Boi | E-Projeto Tamar | F-Parque Botânico Vale | G -Parque Pedra da Cebola.

Dia 2 – Vila Velha

A principal ligação de Vitória x Vila Velha se dá pela famosa 3° ponte, um dos lugares lindos para ver a ilha.

É em Vila Velha que está o principal ponto turístico capixaba: O Convento da Penha, obrigatório no seu roteiro do que fazer pelo Espírito Santo.O lugar é maravilhoso, com um visual incrível, além de fé e história rica.Você ainda pode acompanhar alguma das missas que acontecem ao longo do dia.

o que fazer no espírito santo

A fábrica de chocolates Garoto está situada na cidade também. Apesar da Nestlé ter acabado com nosso chocolate, é um lugar interessante para conhecer. Você pode marcar uma visita técnica para conhecer a fábrica, além de conhecer o museu Garoto e a Lojinha da Garoto (a lojinha não é mais barato que demais locais, mas é interessante que você pode comprar bombons da caixa separadamente).

Vila Velha conta com praias belíssimas, uma delas é a Praia da Costa. Se estiver na região, não deixe de conhecer a praia secreta e o farol de Santa Luzia. Encontre hospedagem em Vila Velha com os melhores preços.

o que fazer no espírito santo

O Museu Vale é um dos cantinhos que gosto muito da cidade. Por lá, você conhece a história da estrada de ferro Vitória x Minas, entra numa Maria Fumaça de verdade e ainda tem um restaurante bem charmoso que é num vagão de trem.

Mas se você tem espírito jovem, que tal fazer uma trilha? O Morro do Moreno é uma dos lugares mais famosos da região metropolitana, para chegar ao topo, requer fazer uma trilha de aproximadamente 30 minutos. Mas no final compensa. Eu recomendo muito ir ao entardecer. É fantástico. Não é aconselhável ir sozinho.

Hospedagem: Encontre hotel no Espírito Santo
Veja Mais: Outras dicas do Espírito Santo 

A- Convento da Penha| B – Fábrica Garoto| C- Praia da Costa | D- Morro do Moreno | E – Museu Vale.

 

Dia 3 – Serra e Aracruz

Na cidade da Serra, região metropolitana de Vitória é uma boa para quem busca por praias, gastronomia e histórias. No litoral da cidade, os balneários de Manguinhos e Nova Almeida costumam ser os melhores pontos de parada. Manguinhos é uma vila com um clima bucólico, tanto que ainda existem várias ruas sem asfalto. Fora que os restaurantes dali são excelentes para quem aprecia boa gastronomia.

No caminho de Manguinhos e Nova Almeida, a Casa de Pedra, em Jacaraípe é uma ótima atração. A história se resume no artista Neusso que construiu uma casa de pedra, hoje o local é um “Museu” com vários objetos feito de madeira disponíveis até para venda.

manguinhos - melhores praias do Espírito Santo

manguinhos – melhores praias do Espírito Santo

Já em Nova Almeida, podemos conhecer as falésias, a igreja Reis Magos, que tem um mirante com um vista linda. O famoso quindim e o picolé de itu é parada obrigatória para quem estiver por ali. Existem várias capixabas que saem de Vitória no final de semana apenas para comer essas delícias.

Já no outro lado da cidade, podemos encontras as famosas Formigas Bordadeiras. O lugar é cheio de “mistérios”. É uma casa onde existem algumas árvores e formigas desenham imagem da santa Nossa Senhora e versículos bíblicos. A história é bem interessante e te faz pensar em muita coisa.

A- Manguinhos | B- Casa de Pedra | C- Falésias de Nova Almeida | D- Igreja Reis Magos | E- Quindim | F- Domingos Sorvetes | G – Formigas Bordadeiras

Dia 3 – opção 2 (Extra)

Se você estiver com tempo sobrando, conhecer Serra e Aracruz pode ser um casamento perfeito no seu roteiro pelo Espírito Santo. Aracruz conta com praias lindas, tem duas etnias de índios e um passeio bem legal de escuna. Conhecer as histórias do índios é bem interessante. Eles tentam manter sua tradições em conservar a natureza, mas a cidade conta com algumas empresas grandes que fazem tudo o contrário, só poluição e desmatamento. É uma “luta” bem delicada. Eles sabem o quanto a natureza só traz benefícios para os seres…  Visitar uma aldeia indígena pode ser uma ótima opção, poucas pessoas sabem que é um passeio legal e desconhecem sobre o que fazer no Espírito Santo.

o que fazer em aracruz - aldeia indígena piraquê-açu

o que fazer em aracruz – aldeia indígena piraquê-açu

 

Dia 4 –   Guarapari

Agora se quiser conhecer as praias mais famosas do Espírito Santo, Guarapari é a pedida ideal. É em Guarapari que está o Parque Paulo César Vinha, tendo como espetáculo uma lagoa para se refrescar. A cidade saúde como é conhecida, é o município que mais recebe turistas ao longo do ano. A cidade é uma maravilha, mas em baixa temporada (fora do verão), porque na alta temporada é impossível transitar na cidade. Tem trânsito, muita gente, praias lotadas, preços muito mais caros, etc.

A cidades está cerca de 60 Km da capital, mas vale a pena fazer o bate e volta. Encontre opções de hospedagem em Guarapari com os melhores preços.

o que fazer no espírito santo

Dia 4 – Opção 2: Iriri, Anchieta

Iriri é o distrito mais charmoso o litoral sul. Ele fica bem pertinho de Guarapari, cidade vizinha. Em Iriri podemos encontrar 4 praias calmas, boa gastronomia e uma rede muito bacana de pousadas e hotéis. Iriri é um distrito do município de Anchieta, tem um clima mais bucólico, lembra até cidadezinha do interior. É um paraíso no litoral sul e uma ótima dica para incluir no seu roteiro sobre o que fazer no Espírito Santo. Na alta estação costuma receber um fluxo maior de turistas, mas não tanto quanto Guarapari.

praia da areia preta

praia da areia preta

Dia 4 – Pedra Azul

Se você já prefere o clima ameno, Pedra Azul , localizado em Domingos Martins, nas montanhas capixabas é a pedida perfeita. O Lugar já foi considerado pela ONU como o 3° melhor clima do mundo, além de ser um lugar super romântico.  Mesmo no verão, a cidade tem temperaturas mais baixas. É delícia! Na cidade ainda encontramos o hotel fazenda mais completo do Estado, o China Park. É o único lugar com teleférico, tem tirolesa, piscinas termais, etc.

Pedra Azul está cerca de 1hora de Vitória e vale a pena explorar a região com mais tempo. É sem dúvida um ótimo destino para o que fazer no Espírito Santo.

O que fazer no Espírito Santo Pedra azul

 

Booking é um dos maiores buscadores de hospedagens do mundo. E nós somos afiliados deles. Fazendo sua reserva pelos links daqui do texto ou pela caixa de pesquisa na barra lateral, você contribui com nosso trabalho e não paga nada a mais por isso😉.

Deivson Santana

Capixaba de 23 anos, ama o Espírito Santo, mas adora desbravar lugares novos. Viajante muquirana, mas que curte comer bem e gosta de hospedagem confortável. É o tipo que faz tudo por pontos aéreos.

Você pode gostar...

41 Resultados

  1. Se tiver mais tempo visitando Vitória, o Centro para mim merece ao menos a tarde inteira, mais a noite! Tem muita coisa lá para se visitar, desde o Visitar Centro até o Palácio Anchieta, emendando no começo da noite com algum evento ou exposição no Sesc Glória ou no Teatro Carlos Gomes, e finalizando a noite nos barzinhos boêmios na região da Rua Sete de Setembro.

    Mas para quem só tem 3 dias, é isso mesmo: tem muita coisa para ser vista, não dá para aproveitar tudo. Sugiro uns 7 dias ao menos, mas tem 30 anos que eu tou por aqui e não vi tudo ainda. =D

  2. Estive no Espírito Santos uns anos atrás e achei Vila Velha e Vitória duas cidades muito fofas. Gostei muito dos poucos dias que passamos por lá, mas pelo visto muita coisa ficou por conhecer! :) Ana

  3. que ótimo roteiro Deivson, infelizmente nunca conheci o Espiríto Santo, mas sei das belezas naturais da região, lendo o seu roteiro fiquei com muita vontade de conhecer! O que veem à mente é a fábrica de chocolates ♥

  4. Ótimo post já que o Espirito Santo é um estado pouco explorado turisticamente, uma pena pois não existe muitas informações sobre esse estado.

    bjs
    Dani Bispo
    abolonhesa.com

  5. Marta Chan disse:

    Desconhecia Espirito Santo mas olha que pela descrição para ser um excelente lugar para explorar e +ronto, não tem grande engano pois tem praias :D Eu faria um day trip a Pedra Azul!

  6. Oi Deivson.. seu post está ótimo, super completo. Ainda não conheço o Espírito Santo, mas espero conhecer em breve. Você sempre faz uma ótima publicidade desde lindo estado. =)

  7. Otimo post, Deivson.
    Jà tem um tempo que planejo ir para aì, mas até agora não deu tempo! Você conhece mais do que eu, então te pergunto: quantos dias um casal com um filho de 2 anos, sem carro, conseguiria fazer este roteiro?
    Abraços,

    • Deivson Santana disse:

      Juliana, eu chutaria uns 5 dias para fazer tudo tranquilo, ainda mais com crianças. 5 dias dá para ver tudo ou quase tudo desse roteiro.

    • Deivson Santana disse:

      Juliana, o roteiro pode sofrer adaptações com atrações mais próximas, além do gosto de vocês. É meio complicado de responder essa pergunta, mas recomendaria pelo menos 5 dias ou uma semana. Daria para descansar, fazer muita coisa dentro e fora desse roteiro. Se quiser ajuda pra montar roteiro, me avisa.

  8. Susana disse:

    Olá! Aí está um roteiro muito preciso e cheio de boas dicas! Ótimo! Fiquei curiosa com a história da Nestlé ter “acabado” com o vosso chocolate. O que aconteceu? Boas viagens!

  9. Gabi Pizzato disse:

    Muito bom ter um post como este, com dicas certeiras para se conhecer melhor o Estado! Não conheço o ES ainda, mas penso em estender algum feriado. Que linda esta Pedra Azul, me deu muita vontade de conhecê-la! ;)

  10. Itamar Japa disse:

    Um excelente post, com um roteiro muito legal! Infelizmente ainda não conheço o Esprito Santo, mas vontade é o que não falta! Quando chegar o dia já sei onde encontrar todas as dicas!

  11. Sonia disse:

    Quem sabe em 2017 eu não faça esse roteiro! Torcendo! Que estado lindo você tem por aí, hein? :)

  12. Passei 4 dias aí, fui em todos esses lugares, mas senti falta de mais tempo pra conhecer a fábrica da Garoto, ir até a Pedra da Cebola, Projeto Tamar, etc.

    • Deivson Santana disse:

      Apesar da Garoto não ter a mesma qualidade e gosto de antes, é um programa que os chocólatras amam.O tamar e a pedra da cebola são charme a parte da coisa, gosto muito dos dois lugares.

  13. Gabi Moniz disse:

    Adorei o roteiro!
    Conheço apenas Vitória, mas estou louca para voltar e explorar mais a cidade e a região.
    Dicas anotadas ;)

  14. Joana Passos de Oliveira disse:

    Deivson bom dia, gostaria de saber se esta viável ir para ES. Tenho viagem comprada para ficar 7 dias com minha mãe, vamos dia 14/03 e voltamos dia 21/03. Só que estamos insegura, qual a sua opinião? E aproveitando como é o serviço de uber por aí ? Se puder me ajudar com um roteiro ficarei grata.

    • Deivson Santana disse:

      Oi, Joana! O exército está nas ruas ajudando na segurança. Acredito que até o mês que vem na data que você venha esteja tudo normalizado já. Vamos acompanhar os noticiários, mas a coisa já melhorou bastante. O Uber roda na Grande Vitória (Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha e Guarapari) até onde eu sei. Já sabemonde vão ficar, ondem querem ir?

  15. Joana Passos de Oliveira disse:

    Vamos ficar na praia da costa, e ainda não sabemos o que fazer

    • Deivson Santana disse:

      Oi, Joana!
      Vocês podem seguir esse roteiro, que podem durar uns 3 a 4 dias.
      Se gostam de clima ameno, podem ficar mais tempo na região das montanhas, no centro de Domingos Martins tem umas pousadas bem legais e mais em conta do que Pedra Azul.
      Se querem seguir roteiros de praia, sugiro ficar mais tempo em Guarapari. Podem aproveitar para conhecer ainda Piúma (com água quentinha e rasa), Anchieta (praia de ubu e iriri).
      Sugiro dá uma verificada com serviços receptivos, talvez saia mais barato do que pagar uber pra ir e vir.
      Se for fazer reserva de hotel, faz pelo booking do blog (no banner na lateral). O blog ganha uma comissão para ajudar nosso trabalho e você não paga nada a mais por isso.

  16. Joana Passos de Oliveira disse:

    Deivson obrigada, ja temos a reserva feita vamos ficar instalada na praia da costa em vila velha. o que seria serviço receptivo?

  17. Elisangela disse:

    Olá!
    Vou unir o útil ao agradável: participarei de um curso no Hotel Senac Ilha do Boi, que é onde me hospedarei também :-) e gostaria de um roteiro de 3 dias para aproveitar com meu marido, que me acompanhará na viagem. Meu curso será nos dias 27 e 28 de Abril, daí esticarei dias 29, 30 e 1° de Maio.
    Adorei o seu roteiro! Parabéns pelo ótimo blog!

    • Deivson Santana disse:

      Que legal, Elisangela! Espero que goste. Estamos preparando um post com roteiro de 7 dias. De repente pode alguma dica que goste por lá que goste. O Senac Ilha do Boi é maravilhoso, você vai amar. A paisagem de lá é linda demais. Aproveitem nosso estado. :D Qualquer dúvida pode perguntar pra gente.

  18. Que post gostoso de se ler e só tem dicas legais sobre o ES! Parabéns e muito obrigada por citar o Caixa de Viagens, muita gentileza da sua parte! Bjs

  19. Francisco Jr disse:

    Parabéns pelo blog!
    Irei ao ES no carnaval, consigo fazer o roteiro acima ou preciso ajustar considerando a época da viagem?
    Recomenda alguma agencia ou motorista para realizar os passeios?
    Obrigado.

    • Deivson Santana disse:

      Ei, Francisco, tudo bem?
      Você estará de carro? Se você alugar carro, o valor sia muito mais barato do que ir de uber ou com alguma agência/receptivo.
      Mas se preferir, podemos checar pra você. Já fez suas reservas de hospedagens? Sabe onde irá ficar já? Faça suas reservas pelo booking aqui dentro do blog e veja algumas promoções legais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *