O que fazer em Santa Teresa – ES? A primeira cidade da imigração italiana do Brasil

Depois de muito desejo, o dia de conhecer Santa Teresa chegou. A cidade pertence a região turísticas dos imigrantes do Espírito Santo, apenas 80Km de Vitória.  Em 1875 algumas famílias italianas foram para o Timbuí, onde foram contempladas com lotes, assim surgindo Santa Teresa, que é hoje a primeira cidade fundada por imigrantes italianos do Brasil, e é responsável por 80% da produção da uva e do vinho do estado. E tem tanta coisa para o que fazer em Santa Teresa ES.

No caminho entre Fundão x Santa Teresa, existe a Laticínio Lorena, que é parada obrigatória para comprar gordices. Um dos produtos fabricados ali que amamos é o Queijo provolone, que é um dos preferidos da vida. Na nossa visita na loja, pudemos provar os iogurtes (que são maravilhosos!), manteiga, ricota e vários tipos de queijos. Tudo fabricado ali ❤ e deliciosos.

A loja ainda vende vários biscoitos e produtos feitos por produtores locais. Para quem ama produtos caseiros e/ou feitos por agroprodutores, Laticínio Lorena é parada certa. A loja já nós ganha pela variedade de coisas, além da valorização de produtores locais, né?

 

laticínio lorena

laticínio lorena   laticínio lorena

O que fazer em Santa Teresa – ES?

Durante nossa passagem por Santa Teresa, conseguimos conhecer alguns pontos mais famosos/importantes da cidade, seguindo sugestões do secretário de Turismo Murilo Vago (obrigado, Murilo!)

No centro da cidade, conhecemos a Igreja Matriz que foi construída em 1906, acaba de passar por uma reforma, ficando ainda mais linda. A construção é parada obrigatória para quem gosta de histórias. Já ali perto, na rua do Lazer,  encontramos construções antigas com técnicas construtivas do período da colonização italiana. Cada casa mais linda que a outra. Ainda posso palpitar em dizer que foi o lugar que mais me lembrou um país europeu, nesse caso, Itália.

o que fazer em Santa Teresa ES

Foto cedida pelo Jefinho Expedições

santa teresa es     santa teresa es

Gosta de artesanato e produtos típicos ? A Galeria do Artesanato é dica certa. O local reúne produtos da associação de produtores de artesanato da cidade.

No segundo andar do prédio, encontramos o Museu da Imigração Italiana. São várias peças de época, cada um com seu significado.

santa teresa es

museu da imigração - O que fazer em santa Teresa - ES

museu da imigração – O que fazer em santa Teresa – ES

Bem perto dali está o Museu Mello Leitão , que foi fundado por Augusto Ruschi, cientista e pesquisador famoso por lutar sobre o desmatamento e a Mata Atlântica. O lugar conta com um parque arborizado,  jardim rupestre, viveiros de animais, além de muitos beija-flores (que foi o ponto mais alto pra mim). Não é à toa que a cidade é conhecida como terra dos colibris.

santa teresa es santa teresa es

A Cantina Mattielo é uma famosa vinícola da cidade, por lá você pode conhecer os vinhos e licores que são produzidos pela família, pelo preço de R$15, mas é preciso agendar. Não deixe de provar e comprar o famoso vinho de jabuticaba – aprovadíssimo – para quem gosta da bebida mais doce.

santa teresa es

A Casa Lambert é parada para quem gosta de história. A casa foi uma das primeiras moradias da cidade, construída em 1875 pelos irmãos Antônio e Virgínio Lambert. A casa tem construção de estuque. Hoje é tombada pela conselho estadual da cultura.

casa lambert

fomos recebidos pelo rei e a princesa da festa da uva

Já no Circuito Caravaggio tem a famosa Casa do Espumante , que produz o primeiro espumante capixaba, e é  o único lugar que produz o espumante de jabuticaba no mundo. O espumante de Jabuticaba não achei legal pro meu paladar. Mas, já o branco é maravilhoso!

santa teresa es

Próximo do local, encontramos a Casa Dei Liquori, uma casinha lindinha com vários rótulos de licores artesanais. O de morango, coco, café foram os meus preferidos. Os licores têm gosto forte da fruta/do sabor, o álcool fica bem mais ao fundo. Uma delícia!

casa dei liquori. O que fazer em Santa Teresa - ES

casa dei liquori. O que fazer em Santa Teresa – ES

Ainda no circuito tem a rampa de voo livre. Mesmo para quem não vai voar de parapente, o lugar é fantasístico para apreciar a natureza e ver o pôr-do-sol. A Rampa de Voo livre se tornou propriedade particular, com isso, estão cobrando a entrada, que custa R$3 por pessoa.

santa teresa es

Salve essa imagem no Pinterest para consultar mais tardeo que fazer em santa teresa es

Onde ficar em Santa Teresa – ES

Ficamos hospedados uma vez na Pousada Chalé da Mata, que está situada no Circuito Caravaggio. Para quem busca por descanso e ar puro, o local é ideal. Em breve faremos um post sobre a pousada.

santa teresa es

Em uma outra ocasião nós conhecemos o Hotel Santa Teresa. O empreendimento está no centro, o que é um dos pontos positivos. É um hotel bem simples. Mas tudo bem confortável e tem esforço dos funcionários para agradar os hóspedes.

onde ficar em santa teresa es

Foto divulgação Hotel Santa Teresa

VEJA OUTRAS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM NA CIDADE



Booking.com

Onde Comer em Santa Teresa – ES

Santa Teresa é uma cidade com uma boa gastronomia. O município é repleto de bons restaurantes. A rua do lazer é o point noturno da cidade, onde concentra vários restaurantes em um único lugar.

Nós conhecemos o Taberna Lounge.  O Taberna segue uma proposta de comida italiana criativa, com menu cíclico. O lugar é uma graça, tem uma decoração medieval e pratos muito bons!

o que fazer em santa teresa es - taberna lounge

batata rústica com carne no bafo

Já o Fabrícios tem uma variedade maior para quem não é fã de massas. Tem risotos, parmegianas, caldos e sopas, pratos com frutos do mar e carne, etc. A parmegiana de lá foi uma grata surpresa. Carne muito bem macia, purê de batata bem igual de vó. Tudo muito bom! A parmegiana fez um sucesso enorme na nossa mesa.

o que fazer em santa teresa es - restaurante fabricio's

o que fazer em santa teresa es – restaurante fabricio’s

 

O Villaggio Zamprogno, fica no circuito Caravaggio,  é uma ótima opção para quem gosta de massa. O cardápio é bem variado e os pratos deliciosos.

o que fazer em santa teresa es - villaggio zamprogno (1)

o que fazer em santa teresa es – villaggio zamprogno (1)

E uma novidade fresquinha na cidade é a Santa Sfiha, uma esfiharia novinha, com sfihas super deliciosos. As esfihas têm a massa bem leve e os recheios maravilhosos! Um dos recheios que fizeram sucesso na mesa foram o de linguiça teresense com mussarela, pupunha, tomate e geleia de pimenta. Muito boa! As de doces surpreenderam também. Nada enjoativo, tudo bem harmonioso.

o que fazer em santa teresa es - santa sfiha

o que fazer em santa teresa es – santa sfiha

 

Quando ir em Santa Teresa – ES

Santa Teresa- ES costuma receber muitos visitantes no inverno, por conta de suas festas típicas, além das temperaturas mais baixas. No verão a cidade é costuma receber turistas que gostam mais de aventura e natureza, já que boa parte deles procuram as cachoeiras e trilhas.

Como Chegar 

De carro, pela BR 101. Chegando em Fundão, ir no sentindo na indicação das placas para  ES 261. O trajeto de carro dura cerca de 1h.

A viação Lirio dos Vales faz Vitória x Santa Teresa com diversos horários ao longo do dia. As saídas acontecem na rodoviária da capital. A viagem dura cerca de 2h.

 

 

 

Deivson Santana

Capixaba de 23 anos, ama o Espírito Santo, mas adora desbravar lugares novos. Viajante muquirana, mas que curte comer bem e gosta de hospedagem confortável. É o tipo que faz tudo por pontos aéreos.

Você pode gostar...

48 Resultados

  1. Indyara disse:

    Adoroooooooooooooooooooooo!!!

    Vamos fazer tim tim com esse espumante DELICIOSO!!

  2. Sonia Venzel disse:

    Minha terrinha linda demais!
    Amo e não troco!

  3. Anna Carolina disse:

    Linda cidade!

  4. Lena Venzel disse:

    O que Santa Teresa precisa é de iniciativas como essa. Pessoas que estão interessadas em conhecer o que há de melhor nessa terra e promovê-las para o mundo.

  5. Carmen disse:

    Que lugar incrível. Quero conhecer! :)

  6. Lilian Moura da Silva disse:

    Santa Teresa é uma cidade deliciosa de morar e de passeios. As pessoas são calorosas… E suas massas? Ai, meu Deus!!!! É uma tentação…. Os doces típicos, biscoitos e pães caseiros merecem nossos aplausos, sem contar os embutidos típicos da Itália!. Não posso deixar de fora os tentadores bolos de D. Terezinha do Hotel Pierazzo. Sou fã incondicional!!! Enfim, poderia citar várias coisas aqui… mas nosso amigo Deivson é o escritor e relata muito bem nossa querida cidade… Um abraço…

  7. Rosalia Broseghini disse:

    Santa teresa é uma cidade maravilhosa, para quem gosta do clima, vinhos, espumantes está no lugar certo. Em qualquer época do ano irá sempre ser muito bem recepcionado.

  8. Luiz Bluman disse:

    Além de ter um nome abençoado da santíssima Trindade. Um lugar extremamente bela com apelo maravilhoso no vinho. Parabéns pela ótimas descrições.

  9. Sonia disse:

    Preciso passear por essas bandas, viu? :)

  10. Diogo Alves disse:

    Me chama que eu vou! Adorei as fotos e, consequentemente, o lugar.

  11. Sidnei Colli disse:

    Lugar lindo, magnifico!!!!!

  12. Zanco Jr disse:

    Maravilha de lugar, ótima reportagem…..Quero muito conhecer <3

  13. Lugar sensacional!! Uma matéria feita com maestria por quem realmente sabe encantar e convidar a conhecer a cidade atavés da escrita,parabéns ao autor dessa reportagem.
    Me convenceu com certeza vou um dia conhecer essa cidade.

  14. Juliana disse:

    local lindo! Parabéns pelo blog

  15. Samira disse:

    Preciso descansar uns dias lá!

  16. Luciana disse:

    Que delícia, estou doida para provar o primeiro espumante capixaba!

  17. Quanta Coisa bacana neste lugar, hein. Gostei das dicas. suas fotos também estão ótimas. Parabéns…Precisamos conhecer este lugar. Dica anotada!!!

  18. Simone Hara disse:

    Adorei a dica! Não conheço essa região, mas fiquei tentada a visitar. E bastante curiosa para provar o espumante!

  19. Melissa Lima disse:

    Nunca estive nessas terras e me da um certo aperto no coracao :( Bastante com vontade!

  20. Fran Agnoletto disse:

    Que delícia de passeio. Não conhecia essa região.
    Se tem Rota de Espumante deve ser delicioso.

    Abraços,

  21. Que legal, muito bom saber de lugares interessantes perdidos no nosso país…
    Parabéns pelo post, muito completo!

  22. Naiara disse:

    Olha… nem fazia ideia que lá tinha um pico pra voar de parapente. Adorei!!! Um dia pros vinhos e outro para esportes radicais ?

  23. Aline Pires disse:

    As fotos me fizeram viajar até essa cidade fofa, que mais parece cidade cenográfica.

  24. Que cidade maravilhosa! Nossa país tem cada cantinho especial que nem sonhamos… obrigada por mostrar para nós!

  25. Fernanda disse:

    Cidadezinha linda, e tão pertinho da capital! Excelente dica pra quem vai explorar o ES.

  26. Edvania Santos disse:

    Que lugar lindo e aconchegante!

  27. Patricia disse:

    Que lugar gostoso!
    Adoro lugares assim, aconchegantes e com trilhas e cachoeiras.
    Ótima dica!

  28. Aline DP disse:

    Q graça de lugar. Já estou de olho nesse vinho de jabuticada!
    Fica na região do Parque do China? Dá pra montar um roteiro com os 2?

    • Deivson Santana disse:

      Oi, Aine!
      Fica mais pro norte saindo da Grande Vitória. O parque do China é perto de Pedra Azul. Dá pra montar um roteiro de 2 dias pela cidade tranquilo, tranquilo. O vinho de Jabuticaba é maravilhoso :D

  29. Ótima dica amigo, estou louco pra conhecer esses outros cantinhos do ES. Falou em boa gastronomia já chamou minha atenção.

  30. Dayana disse:

    Adorei a dica do artesanato!!! E já estou ansiosa pelas comidinhas. hahaha Coisa de gordinha, né? kkkk

  31. Quero!! (rs)

    Ficou faltando a parte da Serra no Pocando (que deveria ter durado uma semana btw). Preciso voltar pra conhecer essa região! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *