Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos

O Cariocando de hoje decidiu explorar o mesmo mirante visitado pelo autor do blog,  Deivson  quado esteve no Rio em janeiro deste ano e conheceu o Morro Dois Irmãos pelo Vidigal. Mas por um descuido de orientação me levou a ir na outra entrada, um lugar cheio de florestas, animais silvestres e alguns pontos de vista por mim desconhecidos. Estou falando do Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos, que fica no bairro Leblon. Criado no ano de 92, este parque é uma área de preservação ambiental que passou pelo processo de retirada da vegetação invasora e replantio da vegetação nativa.

Parque dois irmãos no leblon

Para começar, eu quero destacar o fato de que a energia elétrica do parque é produzida a partir de placas solares. A energia é conservada em baterias capazes de suprir toda a demanda por mais de 48 horas. Em uma reserva natural, nada mais coerente que poupar os recursos naturais!

Quanto à vegetação, orquídeas e demais plantas, são o cartão de boas vindas na entrada, as bromélias e palmeiras dão graciosidade e destaque em meio as outras inúmeras árvores. Em um dos pontos há um pequeno lago que oferece moradia às vitórias- régias. Toda essa vegetação é refúgio para lindos pássaros.

Este lugar excepcional favorece a prática de atividade física, aventura, dispõe de áreas reservadas ao esporte, piquenique, parquinho e ainda há uma pequena arena para apresentações. É claro que não podem faltar paisagens fabulosas de vários pontos da cidade, do horizonte onde o azul do céu se confunde com o azul do mar.

 

Parque dois irmãos leblon (6)

Parque dois irmãos no leblon

O parque é tão extenso que há vários pontos estratégicos para contemplação, por exemplo da Lagoa Rodrigo de Freitas, Praias de Ipanema e Leblon, morro do Corcovado, enfim, muito se pode apreciar. Eu não posso deixar de mencionar que depois da guarita, à esquerda, há dois espaços (superior e inferior) reservados à meditação e reverência in memoria aos mortos no dia 01/06/2009 pela queda do avião AF 447 que saira do Rio de Janeiro com destino a Paris. Vale à pena visitar este espaço!

Aqui vão algumas informações importantes

Não é permitido uso de bicicleta nas vias pavimentadas;
Não é permitido levar animais de estimação;
Não é permitido alimentar os animais silvestres;
Os estacionamentos ficam em vários pontos do parque e são gratuitos;
É importante levar água e alimento.

Como Chegar

Para quem vai de carro, pegue a Avenida  Visconde de Albuquerque (sentido São Conrado) e vire à direita na Rua Gabriel Mufarrej, depois vire à esquerda. Se você prefere ir de ônibus, a linha 131 Praça VX x Gávea (PUC) é uma alternativa, mas outras linhas passam bem perto, basta embarcar em qualquer ônibus que o deixe próximo à Estação Leblon de tratamento de água, depois do hotel Marina, também sentido São Conrado. Há uma kombi que sai do Leblon e vai até o ponto mais alto do mirante por menos de R$4,00. Aconselho esperar na entrada do Parque se não quiser subir tudo a pé. Mas vai por mim, se você não tiver contra indicações, vá  andando mesmo!

Horários de funcionamento

Terça a domingo , de 8 h às 17h.

Entrada gratuita.

Parque dois irmãos no leblon

Parque dois irmãos no leblon

Parque dois irmãos no leblon

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *