Casa de Pedra – Espaço cultural na Serra

Está afim de uma programação diferente para o final de semana?
Que tal conhecer a Casa de Pedra, na Serra?

Vamos sair da praia um pouquinho e ir conhecer a famosa Casa de Pedra.
A Casa de Pedra que fica situada em Jacaraípe, é um dos atrativos turísticos da região. A casa que é feita de pedra é um espaço cultural super rico e interessante – intelectualmente falando.

Criado em 1990 o local já foi moradia do artista Neusso Ribeiro que hoje mora em frente à casa de Pedra.
Faixada da casa. Entrada.
Casa de Pedra
Casa dos fundos.
O artista construiu a casa com pedras encontradas nas praias, hoje os troncos de madeira queimados, sem utilização, ganham nova vida nas mãos do Neusso e ainda ficam expostos na casa. O detalhe do chão da casa é um dos detalhes mais lindos do ambiente, tem uma parte com vários desenhos em mosaico.
Casa de Pedra
Uma de suas obras.
Casa de Pedra
Suas obras.
Casa de Pedra
O famoso mosaico no chão.
Casa de Pedra
Uma de suas obras.
A casa de pedra está cadastrada no Guia de Museu Brasileiro, ou seja, um museu “cult”, com um sossego e contato com a natureza. A entrada é de R$3 sendo depositados em um baú na entrada da casa, na verdade é uma espécie de ajuda pelo entendi. (Para o “pão duro” de plantão, leve o dinheiro trocado para evitar aborrecimento.)
Na mesma rua é possível visitar o atelier do Neusso, no dia que eu fui estava fechado. E ainda conhecer o espaço Ecoternura da artista Dida Áurea Thomé. O local é a casa, atelier e loja da artista. O visitante conhece todos os trabalhos da artista e ainda de quebra bate um papo com ela. Fora as lembrancinhas que são um espetáculo. Dá vontade de levar muita coisa pra casa.
Espaço ecoternura
espaço ecoternura
Me ganhou quando vi isso.
espaço ecoternura
Na entrada da casa.
espaço ecoternura
Olha aí alguns modelos de cartões.
Como chegar
Pegar a ES-010 sentindo Jacaraípe, terá placas de indicação na hora de virar. A rua é Nossa Senhora de Lourdes, lá em cima da ladeira está a casa.
Quem seguir de ônibus, pedir para ficar mais próximo da Casa – Os ônibus deixam você na ES-010, então só subir.

Deivson Santana

Capixaba de 29 anos. Ama dar vários rolês e viagens. Adora descobrir lugares novos, seja no Espírito Santo ou fora. Me acompanha no instagram @capixabanaestrada

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.