Como é o trabalho de comissário de voo

Umas das profissões de desejo para muitos que pensam em trabalhar viajando, é a de comissário de voo. Mas, o que pouca gente sabe, é sobre  como é o trabalho de um comissário de voo, de fato. De acordo com pesquisa feita pela  ANAC – Agência Nacional da Aviação Civil – em  2018, o número de licenças de mulheres na área aumentaram muito de 2015 a 2017. Foram 6.485 profissionais contra 3.335 homens habilitados para a função.

Em busca por um sonho de conhecer vários destinos, além de ter uma vida estável, virar comissário de voo pode ser uma boa alternativa, já que a área da aviação não para de crescer no Brasil.

<

Como é o trabalho de comissário de voo

Como é o trabalho de comissário de voo. Foto: Lucas Nascimento

Curso para ser comissário de voo

Para virar comissário de voo é necessário fazer um curso em escolas da avião civil. É importante se certificar que a escola que é homologada pela ANAC, pois sem a licença do órgão, o curso não é válido. A média de um curso é R$2.900 no Estado do Espírito Santo, fora a prova da ANAC.

Ao ser contratado por alguma empresa aérea, o mesmo fica cerca de 2 meses em uma universidade corporativa com  treinamentos teóricos e práticos sobre procedimentos de emergência, aprendendo a lidar com diversas situações que podem ocorrer a bordo.

Veja mais: Dica de como ser um comissário de voo

 

Como é o trabalho de comissário de voo

Como é o trabalho de comissário de voo. foto: Lucas Nascimento

Como é o trabalho de Comissário de voo

Conversamos com o Lucas Nascimento,  comissário que atualmente também faz rotas internacionais de uma companhia aérea do Brasileira. O rapaz que cursava jornalismo e trabalhava em uma emissora de Rádio e Televisão do Espírito Santo, trocou o sonho de exercer jornalismo para voar. Lucas fez o curso em 2012, sendo contratado pela empresa apenas em 2015. Recentemente foi elevado, fazendo voos internacionais.

Lucas garante que sempre dá para conhecer alguma coisa no destino que desembarca para pernoite. “Da para aproveitar bastante, mas temos algumas limitações, pois precisamos descansar para o retorno à nossa base contratual. Pelo fato de sermos agentes de segurança de voo, devemos estar descansados e com a consciência situacional elevada, devido qualquer emergência que possa acontecer. Então, as vezes, priorizamos uma qualidade melhor de descanso.”, pontua o comissário.

Como é o trabalho de comissário de voo

Como é o trabalho de comissário de voo. Foto: Lucas Nascimento

Sobre as escalas de trabalho, Lucas esclarece que faz em média de 4 voos por mês, ida e volta, totalizando cerca 8 voos mensais. Ainda relata um pouco sobre as atividades exercidas por um comissário. “Antes do voo checamos todos equipamentos de emergência a bordo, todos itens de conforto da aeronave e o serviço de bordo embarcado. Durante o voo cuidamos de todo processo de segurança operacional, serviço de bordo e atendimento ao cliente”, relata o comissário.

Ao ser perguntado sobre a troca de profissão,o rapaz não titubeia.  “Então, na época do jornalismo, eu me sentia limitado financeiramente e profissionalmente, comecei a perceber que aquilo ali me prendia demais. Ficar muitas das vezes, trancado em uma redação de telejornalismo me estressava demais. Estar no céu é gratificante e recompensador”, finaliza Lucas.

 

Mesmo com uma vida corrida e agitada, Lucas sempre responde algumas perguntas pelo Instagram pessoal.

 

     Como é o trabalho de comissário de voo                Como é o trabalho de comissário de voo

 

Salve essa imagem no Pinterest para consultar esse texto posteriormente.

como é o trabalho de comissário de voo

como é o trabalho de comissário de voo

Deivson Santana

Capixaba de 29 anos. Ama dar vários rolês e viagens. Adora descobrir lugares novos, seja no Espírito Santo ou fora. Me acompanha no instagram @capixabanaestrada

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.