Roteiro de Caraíva: Tudo que você precisa saber para chegar ao paraíso!

Quem não gosta de pegar a estrada e conhecer  mais um lugarzinho que está dando o que falar? Pois é, lá fomos nós em direção à Caraíva para desbravar mais um paraíso, dentre tantos outros que existem naquele estado abençoado por Deus. Ah, Bahia! Quantas surpresas você sempre traz pra gente, não é mesmo? E aqui vamos dar todas as dicas sobre onde ficar, onde comer e o que fazer em Caraíva.

Caraíva: Roteiro de viagem

roteiro em caraíva

Caraíva tudo o que você precisa saber

Caraíva é  umas das vilas mais antigas no Brasil e fica na região conhecida como Costa do Descobrimento, pertencente ao município de Porto Seguro. A tranquilidade do lugar, a falta de carros,  a receptividade dos nativos e a natureza  são os atrativos que mais encantam os visitantes!  E por falar em natureza, que Natureza! Caraíva é cercada pelo rio e pelo mar, o que confere um visual deslumbrante do nascer ao pôr-do-sol. As ruas são de areia e a falta de iluminação à noite permite que o céu estrelado seja observado de uma maneira completamente diferente das cidades, e que, a luz da lua e das estrelas sejam responsáveis por iluminar os caminhos por onde andamos.

A vila fica à aproximadamente 512 km de Vitória sendo que 45 km são de estrada de terra,  tornando a viagem uma aventura, porque você nunca sabe as condições que estrada estará. Mas, pra nossa sorte estava uma maravilha, o que adiantou bastante a nossa viagem. Já na volta, estava um pouco mais complicado por conta de um temporal que caiu na cidade deixando muitos buracos e várias poças pelo caminho.

Como chegar em Caraíva

Seguindo pela BR 101 norte, siga até o município de Itamaraju e entre na altura do km 769 logo após o Posto Santa Bárbara. Aproveite para abastecer nesse posto, pois não há outro lugar depois desse ponto. Em seguida irá passar por dentro do povoado de Monte Pascoal e dali em diante é só seguir as placas. A estrada é bem sinalizada, sendo bem fácil  chegar até os estacionamentos onde ficam as canoas para travessia! Travessia? Sim! Ou você acha que é fácil chegar ao paraíso? . É necessário fazer uma pequena travessia em uma canoa, cobra-se 5 reais por pessoa e demora aproximadamente 5 minutos para atravessar. Por fim, valeu a pena, porque nosso roteiro sobre o que fazer em Caraíva estava todo bonitinho.

Estacionamento

Em setembro/2016 estava custando 15 reais a diária. Dica: existe um estacionamento exatamente na frente do ponto de travessia, não se iluda com os que aparecem antes pois pra quem ta carregando mala, qualquer caminhadinha já se torna uma maratona! (risos)

Imagem cedida pela Pousada Caraíva

Imagem cedida pela Pousada Caraíva

Onde ficar em Caraíva

Caraíva é extremamente voltado para o turismo, oferecendo opções de hospedagem para todos os bolsos. Tem pousadas, campings e hostels. Apesar de parecer um destino mais “roots”, tem que saber garimpar direitinho e encontrar os lugares mais baratos. Nós ficamos na Pousada Caraíva que possui uma estrutura ótima. São 7 suítes, incluindo a suíte superior. Nós ficamos em uma suíte standard que oferecia tudo que nós precisávamos.

Como fomos na baixa temporada, sendo os únicos hóspedes da pousada, o café da manhã era servido na hora, tudo preparado com muito carinho e sempre com muita variedade. Bolos e pães caseiros que davam a sensação de casa de vó! Os quartos sempre muito bem limpos e organizados, o que não durava muito porque enchíamos de areia de praia assim que a gente entrava (risos). Só temos que agradecer aos donos pela receptividade e carinho que tiveram conosco. Assim que chegamos no quarto, tinha um bilhetinho fofo nos dando boas-vidas. Detalhes que fazem a diferença e nós adoramos!!  Fizemos nossa reserva pelo Booking , onde encontramos os melhores preços.  Mas você pode ver outras pousadas com preços legais aqui.

 
Booking.com

Quarto standard, imagem cedida pela Pousada Caraíva

Quarto standard, imagem cedida pela Pousada Caraíva

caraiva4

O que fazer em Caraíva

Caraíva é um lugar para você relaxar, esquecer os problemas da vida e desapegar desse mundo conectado. Além da opção de ficar sentado na beira do rio, só curtindo a paisagem sem se preocupar com nada, existem vários passeios que saem a partir de lá, com certeza são boas dicas para o que fazer em Caraíva.

  • Praia dos Espelhos:  Localizada em Trancoso,  a praia fica próximo à Caraíva e pode ser acessada a pé, dizem que o caminho é lindo, cheio de lugares paradisíacos mas com o sol forte não tivemos coragem de encarar os 9 km de caminhada e fomos de carro mesmo, demoramos uns 20 minutos para chegar e o estacionamento nos cobrou 20 reais a diária.
  • Praia do Satu: A praia recebeu esse nome devido a um senhor nativo da região que é conhecido como Satu. Ele possui uma barraca simples na praia que oferece água de coco, refrigerante, cerveja e alguns biscoitos. Fica no mesmo caminho que dá acesso à Praia dos Espelhos, uns 40 minutinhos andando a partir de Caraíva.
  • Ponta de Corumbau: Existe um passeio de Buggy que pode ser agendado com as pousadas. O valor é um pouco caro, cerca de 50 reais por pessoa. Mas existe a opção de ir caminhando e aí são 12 km de caminhada.
  • Descer o rio de bóia: Esse é outro passeio que dizem que vale a pena. Se você não está com pressa pode optar por fazer e agendar a descida naquelas câmaras de pneu de caminhão. A aventura dura cerca de 2h e é recomendável bastante protetor solar!
  • Apreciar o pôr-do-sol:  Totalmente gratuito, o espetáculo deve ser contemplado às margens do rio, acompanhado de um pastel de arraia e com uma trilha sonora bem ao fundo. Imperdível.

 

caraiva-1

Como puderam perceber, o que não faltam são opções de lazer e tranquilidade na vila. Os mais aventureiros podem se jogar e fazer tudo à pé. Dica: é imprescindível observar a tábua das marés para não correr o risco da maré subir e você não ter como voltar pra Caraíva. Quem, assim como eu, não tem essa disposição toda, pode optar por fazer os passeios de barco ou de carro, dependendo do destino que escolher.

E aí? Já adicionou Caraíva na sua lista de destinos?

 

 

Nathana Reis

tem 27anos, é mineira radicada no Espírito Santo que vive com a mala na mão. Quer sair por aí e ver o mundo como ele é. Adora idiomas, cultura e gastronomia. É tipo uma mochileira com mala de rodinha. Seja pelo ar, terra ou mar, ela quer é viajar!

Você pode gostar...

25 Resultados

  1. Muito completo seu artigo, parabéns!

  2. Já! Não conheço nada do sul da Bahia… O roteiro já tá pronto, mas preciso de uns 15 dias para ir desde a Península do Maraú até o sul, incluindo Cumuruxatiba. Um dia, um dia…

  3. Thiessa Santos disse:

    Com certeza, agora Caraiva está na minha lista de destinos. Ótimas dicas, obrigada por compartilhar suas experiências. Espero mais post de outros destinos =*

  4. Thalita reis disse:

    Achei muito top! Quero ir pra Caraíva

  5. Ando sonhando com Caraíva faz tempo :) Só vejo foto linda e post falando maravilhas! Quero!!!!

  6. Caraíva adicionadíssima à minha lista de destinos… muito bom!!! Fiquei curiosa para ver imagens das praias… vou dar um Google aqui.

  7. Débora Resende disse:

    Como não amar a Bahia? Não acredito que não conhecia esse paraíso ainda, já fui três vezes para Porto Seguro. Já tá na lista para a próxima vez :)

  8. Marianne disse:

    Que delícia de lugar! Adoro esse tipo de destino sossegado e com praias lindas! Caraíva já estava na minha lista, e esse post fez ela subir algumas posições! hehe

  9. Top demais, fui na Bahia quando era novinho e preciso voltar lá com muuuuita urgência hahaha.
    amei as dicas, já deu aquela inspirada. ótimo post!!!

  10. Não conheço nada nadinha da Bahia!!! Fiquei apaixonada pelo destino apresentado.. E agora…. lista que não para de crescer nunca.

  11. Dayana disse:

    Já adicionei e ainda coloquei as observações. Com certeza, aproveitar o pôr-do-sol de Caraíva vai ser imprescindível. Ah, e descer o rio de bóia!!! Pô, deve ser muita emoção… hahaha

  12. Caraíva parece um paraíso mesmo e a pousadinha é bem confortável também. Um destino na Bahia que eu ainda não conhecia, fica anotado.

  13. Nossa, mais um destino pra minha lista. Caraíva parece realmente um paraíso. Já estive em Porto Seguro, mas nunca tinha ouvido falar em Caraíva.

  14. Simone Hara disse:

    Ah quando me deparo com um paraíso assim que ainda não conheço me encho de animo de viajar pelo Brasil! eita país abençoado pra ter lugar lindo! e estou devendo uma viagem pela bela Bahia, onde só conheci brevemente Salvador!

  15. Fez 1 ano este mês que fizemos uma roadtrip de Salvador a Caraíva. Foi chão, mas nos divertimos em família. Caraíva é lindíssima. Tranquilidade total. Só não gostamos da forma como o turismo é explorado, de uma maneira que beira a extorsão.
    Parabens pelo post!

  16. Fabi disse:

    Um belo lugar, relatado de uma maneira espirituosa, só faz aguçar os sentidos para conhecê-lo em breve!
    Informações precisas, ditas com toda luminosidade que Caraíva lhe proporcionou.
    Parabéns, Nath!

  17. VERA LUCIA IEZZI COSTA disse:

    Adorei Nat. Espero q vc e boizinho venham ate porto combinam com o Le e a Lo. Como vc viaja bastante aproveita e faça um guia turístico vc é top nisso. Adorei. Bjs pra vcs.

  18. Januario disse:

    Estive la agora no carnaval 2019.
    E espetacular.
    Linda.deliciosa
    Se nao foi ainda. Va.

  19. Vania lucia dos Santos Carvalho disse:

    Tem camping para motorhome?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.