Id Jovem – Tudo que você precisa saber para viajar de graça

O decreto 8.537 que regulamenta descontos em eventos artísticos culturais e esportivos para jovens de baixa renda, estudantes e pessoas com deficiência já passa a valer. A norma prevê também 2 vagas gratuitas em ônibus interestadual para viajar de graça pelo Brasil pelo Id Jovem.

O programa lançado pelo Governo Federal contempla pessoas entre 15 e 29 anos, com renda familiar de até dois salários mínimos para viajar de graça pelo Brasil, se estiver cadastrado no CadÚnico  – Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal.

 

jovens podem viajar de graça

O jovem deverá solicitar a passagem com no mínimo  3 horas de antecedência da partida, no ponto inicial. Na hora da ida, o jovem poderá solicitar a volta. Caso as duas vagas do ônibus já estejam cheias, a empresa do transporte deverá dar 50% de desconto na passagem.

Só serão permitidos embarques para quem apresentar a “Identidade Jovem“( o Id Jovem) impresso ou no aplicativo do celular, juntamente com documento com foto. Porém, para ter a o ID Jovem, é necessário ter cadastro no CadÚnico, junto ao Cras da sua cidade. O ID jovem também oferece descontos de meia entrada em cinemas e museus, além de outras coisas.

jovens podem viajar de graça

Cadastrar no ID Jovem

Se você tiver renda familiar de até 2 salários mínimos, e ter entre 15 e 29 anos, pode se cadastrar. Basta procurar o cras da sua cidade e pedir todas informações para o cadastro.

Se você já recebeu bolsa família antes, pode apenas atualizar cadastro.

 

fotos: Pixabay

 

Deivson Santana

Capixaba de 25 anos, ama o Espírito Santo, mas adora desbravar lugares novos. É o tipo de viajante de gosta de conforto e luxo, como um bom taurino, mas é muquirana. Faz tudo por ponto aéreos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *