7 motivos para conhecer o Espírito Santo

O Espírito Santo é o menor estado da região sudeste, porém é cheio de encantos e lugares com paisagens cinematográficas, diga-se de passagem. Muita gente que acaba vindo pra cá só de passagem, acaba ficando mais dias por se surpreender com o lugar. E neste post, vamos te dar 7 motivos para você conhecer o Espírito Santo.

7 motivos para conhecer o Espírito Santo

1-  Praias

O Espírito Santo  conta com mais de 400 Km de praia. Existem praias de todos os tipos e gostos. As praias de Guarapari costumam fazer bastante sucesso no verão. Mas as praias que ganham mesmo meu coração são de Manguinhos, na Serra e de Iriri, litoral sul.

5 motivos para conhecer o Espírito Santo

2 – Montanhas Capixabas

Saindo das praias, vamos curtir um friozinho nas montanhas. O bom de morar aqui é isso: Em 1 hora você já está nas montanhas capixabas.  Visitando a região, você conhece um Espírito Santo totalmente diferente da região metropolitana.

A cidade de Domingos Martins, que é um dos municípios pertencentes as montanhas capixabas,  é fortemente colonizado por descentes alemães, ou seja: cultura, culinária e tradições fazem parte de vários lugares da cidade.

Não vale falar das montanhas capixabas sem citar Pedra Azul, que está localizada em Domingos Martins. Pedra Azul recebeu o título da cidade mais romântica do Brasil recentemente, além de ter o 3° melhor clima do mundo, segundo a ONU. Motivos não faltam para conhecer a região.

Veja mais: Encontre hotéis no Espírito Santo

5 motivos para conhecer o Espírito Santo

3 –  Cachoeiras e contato com a natureza

A cidade de Alfredo Chaves, abriga uma das cachoeiras mais famosas do Espírito Santo: A Cachoeira de Matilde. A cidade tem um preço história, festas típicas, tradição italiana, aventura e muitas cachoeiras.

Já Santa Leopoldina é conhecida como a cidade capixaba das cachoeiras. São mais de 40  opções de cachoeiras! É na cidade que está o melhor pizzaiolo do Estado ?.

E-book: Baixe Gratuito o E-book com 5 cidades para fazer Bate-volta saindo de Vitória

Cachoeira das Andorinhas Santa Leopoldina

4 –  Grande Vitória: Além das praias, existem histórias

Grande Vitória ou região metropolitana é formado por Vila Velha, Serra, Vitória, Cariacica, Fundão, Viana e Guarapari.  É em Vila Velha que está o ponto turístico mais famoso do Espírito Santo: O Convento Nossa Senhora da PenhaA história do convento é riquíssima e ainda tem uma lenda fantástica.

Já na cidade de Serra, a região de Nova Almeida é ótima pedida para conhecer a igreja e residência do Reis Magos e falésias de Nova Almeida.  Na Serra Sede ainda existe as  formigas bordadeiras,  lá você conhecerá história de formigas que deixam mensagens bíblicas em folhas de árvores. História bem instigante e interessante, né?!

O centro histórico da cidade Vitória é riquíssimo. São sete igrejas, um teatro, além do palácio de Anchieta, que é sede do governo estadual. Vale a pena também uma voltinha na região para ver de perto algumas construções antigas.

 Congo: É um conjunto de dança, música e manifestação de folclore trazidas pelos escravos no período colonial. O congo é presente em vários locais do estado, sendo mais forte em Vila Velha e Serra. Para quem gosta de folclore, festas regionais e muita alegria, não pode deixar de ver uma apresentação do congo capixaba.

5 motivos para conhecer o Espírito Santo 5 motivos para conhecer o Espírito Santo

5- Gastronomia Capixaba

Não poderíamos encerrar os 5 motivos para conhecer o Espírito Santo sem citar a gastronomia capixaba, né?. A moqueca capixaba é o prato mais típico daqui. Ela é mais suave que a baiana, já que não leva dendê e nem leite de coco. Durante a semana santa podemos encontrar a famosa torta capixaba, que é dos deuses! Tem também o famosíssimo camarão do coco, que é de morrer. Fora que temos vários restaurantes italianos ótimos. Não é a toa que Santa Teresa é a primeira cidade de  de imigração italiana do Brasil.

5 motivos para conhecer o Espírito Santo

 

6 – Tipicamente italiana

Como falado acima, Santa Teresa – que está 1h de Vitória – é uma cidade de colonização italiana. Até nos dias atuais os munícipes continuam com a cultura herdada. Existem várias festas típicas ao longo do ano. Tem uma gastronomia de primeira, além de belezas lindas.

santa teresa es

 

7 – Índios

A cidade de Aracruz, litoral norte, conta com algumas aldeias indígenas com a cultura ainda bem viva. São duas etnias:: guarani e tupinikim. é sem dúvida, um dos passeios mais lindos do Estado. E não pode deixar ficar de fora dos 7 motivos para conhecer o Espírito Santo.

E aí, depois de listar os 7 motivos para conhecer o Espírito Santo consegui fazer você colocar o estado na sua lista de viagens?

Deivson Santana

Capixaba de 29 anos. Ama dar vários rolês e viagens. Adora descobrir lugares novos, seja no Espírito Santo ou fora. Me acompanha no instagram @capixabanaestrada

Você pode gostar...

34 Resultados

  1. Já tô cheia de “desculpas” pra conhecer o ES! Preciso ir :)

  2. Muito legal as dicas! Com certeza entrou para lista :)

  3. DIRCEU CETTO disse:

    Matéria show, valorizando a nossa terra.

  4. Alyssa disse:

    Cometi o erro de ler esse post com fome e agora to aqui desejando esse moqueca hahha Confesso que nunca fui ao Espírito Santo, mas seu post me deixou com muita vontade, especialmente de visitar as praias! :)

  5. Pedra Azul. Inesquecível pela sua imponência, beleza e pelo grande desafio técnico de suas paredes. Uma das minhas preferidas. Em Guarapari fica o CCB, na praia de Setiba. Nosso ponto de descanso capixaba. Deivson, vc está muito certo em valorizar os encantos dessa terra. Agora vamos pensar onde conseguir uma moqueca pelas bandas de cá. Ficou um vazio danado no estômago depois de ver seu post. rsssss

    • Deivson Santana disse:

      hahahahah, Moqueca legítima só acha aqui no ES, Carlos! Vai ter que voltar pra comer e conhecer demais lugares do estado.

  6. Marianne disse:

    Esse post me fez relembrar minha infância quando passava as férias em Guarapari, Marataíses e Piúma!!!

  7. Sonia disse:

    Também já estou cheia de motivos para conhecer essa terra :)
    Queria muito ver uma apresentação de congo!

  8. Paula Brum disse:

    O Espirito Santo está entre os lugares que desejo conhecer, desde a minha adolescência, e olha que isso faz é tempo, viu? Nunca encaixou, pois depende de conexão e vou deixando. Mas, nesse meio tempo, enviei minha mãe e ela curtiu muito sua terra, muito mesmo. Eu não consegui nem me inscrever para o Encontro, mas certeza de que não faltará oportunidade de tirar essa pendência do meu curriculo viajante. Louca estou por essa Moqueca!!!! BjO!

  9. Me sinto agraciada por morar a poucas horas da divisa desse estado encantador. Espírito Santo é sim, um dos estados mais bonitos do Brasil. E com uma diversidade de paisagens incrível, sem contar essa moqueca que já me abriu o apetite!.

  10. Eu adoro o Espírito Santo! Primeiro estado fora do meu que conheci, muitas lembranças boas da infância e adolescência e uma vontade grande de ir de novo, principalmente depois de ler todas essas dicas! Realmente tem muita coisa legal para fazer por aí! =)

  11. talita disse:

    Você já tinha me convencido a visitar o ES no primeiro motivo! rs Não conheço uma pessoa que tenha ido ao Espírito Santo e não tenha gostado. Todo mundo fala da tal viagem de trem, mas eu queria mesmo era subir o Estado dirigindo :)

    • Deivson Santana disse:

      A viagem de trem é bacana, Talita! Dependendo do local que você vem pode ser cansativo. Não deixe de vir pra cá, você vai amar.

  12. Já faz tempo que estou planejando ir ao Espirito Santo e ler esse post só me deixou com mais vontade ainda!
    Adorei as dicas!
    Abraço

  13. Estive em Vitoria,Guarapari e Meaipe tem tanto tempo que ja esta na hora de Voltar. Tem muito lugar lindo que eu nao conheco ! Beijocas

  14. Poliana disse:

    Adorei o post e me deu uma saudade danada do Pocando no ES e vontade de comer moqueca. Nham. Mas acho que faltou mencionar o capixaba: ô gente hospitaleira!

  15. Deivson, seu post é um presente para nós, adoramos! Nosso Brasil é lindo demais né? Não conheço ainda o ES mas não vai demorar muito não… Bjo grande e sucesso

  16. Uma semana é pouco, já tô até vendo

  17. Fabiano disse:

    Olá Deivison bom demais? Lendo seu post aki ,me lembrei das vezes que já estive no espirito santo, mais precisamente em Iriri, marataizes, guarapari, piuma, e dentre outras praias, Bom moro em Belo Horizonte, mas sou apaixonado pelo estado do Espírito Santo, e este ano provavelmente, estou indo , mas pra morar no espirito santo que é tudo de bom, e eu amo praia, valeu Deivison grande abraço! !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.