Piscinas Naturais no Parque Estadual de Pedra Azul

Há 95km de Vitória chegamos em uma das cidades mais românticas do Brasil: Pedra Azul, em Domingos Martins. A cidade é uma delícia para quem busca natureza, conforto e sofisticação.

Porém, o que muita gente não sabe é que além de contemplar pedra mais famosa da região, – que conta com mais de 1800 metros – a cidade tem trilhas bem bacanas que o Parque Estadual de Pedra Azul realiza.

O parque está localizado na Rota do Lagarto, com mais de 1200 hectares. Claro, que boa parte do local tem visita restrita somente para cientistas. Mas, existe uma área bem bacana que é aberta ao público geral.

Parque Estadual Pedra Azul

 

Hospedagem: Confira aqui os melhores preços de pousada de Pedra Azul
Mais: Aqui você lê outra dicas sobre Pedra Azul

O visitante pode ir conhecer o parque, como pode fazer trilhas por lá. Em Setembro de 2017 foi inaugurado a trilha autoguiada, o que permite que qualquer pessoa chegue até as piscinas naturais de Pedra Azul.

Ainda existe a trilha com acompanhamento do guia local do parque estadual da Pedra Azul, que precisam ser marcadas previamente por telefone.

Fizemos a trilha até as piscinas naturais,o nosso caminho foi a trilha antiga. A trilha em si é fácil, a parte mais complicada já é no final. Temos que subir um paredão (na própria rocha) com auxílio de uma corda. Mas não se preocupe, só ter jeito para subir e descer. Não é bicho de 7 cabeças não. Mas, para quem tem pânico de altura ou algo do tipo, fica o alerta.

Hoje, já tem um outro acesso que você não passa pelo paredão, e sim por uma escada. Dá uma volta um pouco maior, mas para quem tem medo de altura é a melhor opção.

parque-estadual-pedra-azul-1   parque-estadual-pedra-azulSubida e Descida do paredão*

 

parque-estadual-pedra-azul-4

Atualmente o parque recebe até 150 pessoas por dia para irem às piscinas naturais. A trilha feita com o guia do parque, deixa o passeio muito mais rico, contando toda a história do lugar (mas como falei acima: é necessário ligar e agendar). E a autoguiada é só chegar, se apresentar e ir.

No outono e inverno a água fica imensamente gelada. Então, fica a seu critério o banho.No dia que fiz a trilha o tempo estava bem fechado, então não entrei porque a água estava bem gelada.

Além de contemplar toda a beleza que o passeio permite, você ainda tem uma aula de história do local. Os guias fazem várias paradas ao longo do percurso contando história de alguma árvore, da pedra, etc. É muito bacana, gente! Vocês não fazem ideia.

Agora com a trilha sendo autoguiada, não tem agenda cheia do parque, e é muito mais fácil ir.

Parque Estadual Pedra Azul Parque Estadual Pedra Azul Parque Estadual Pedra Azul

Existem três tipos de trilhas no parque:

  • Nível fácil: Trilha da Pedra Azul, com percurso de 1900 metros (ida e volta), onde os visitantes vão até a base da Pedra Azul, passando pelos mirantes da Pedra Azul e do Forno Grande.
  • Nível médio/difícil: Trilha das Piscinas Naturais, com percurso de 2500 metros (ida e volta), onde os visitantes são c até as piscinas naturais escavadas sobre a rocha. É uma coisa linda da natureza. Essa é a trilha mais procurada.

 

Dicas:

  • O parque atende até 150 pessoas por dia para trilhas. A procura pelo local aumentou muito nos últimos meses, deixando quase todos os finais de semana lotados. Então, é necessário chegar cedo ou já deixar agendado.
  • Durante a semana o movimento é bem tranquilo. Sempre tem vagas sobrando.
  • Vá com roupas leves, tênis de esportes.
  • Leve comidinhas leves, frutas e água.
  • Lembre-se de preservar o meio ambiente. Traga seu lixo de volta.

Informação importante:

No período de inverno as piscinas ficam com pouco volume de água, além de ser bem frio na região.

Em dias chuvosos a trilha até as piscinas naturais não são realizadas por causa da rocha que fica escorregadia.

Em período de estiagem prolongado as visitas não são realizadas.

Quando for marcar sua trilha pergunte sobre o estado das piscinas.

 

Informações do Parque Estadual de Pedra Azul

Funcionamento: Todos os dias, das 08h às 17h.

Telefone para agendamento: (27) 99739-8005 – somente esse telefone faz o agendamento. No site oficial do site consta o contato de um telefone fixo que é da administração.

Endereço: Rota do Lagarto, KM3, s/n°.

As saídas para trilhas acontecem às 09h e 13h30 com grupos de até 20 pessoas.

Preço: R$15 único por pessoa (Março de 2016).

 

Deivson Santana

Capixaba de 23 anos, ama o Espírito Santo, mas adora desbravar lugares novos. Viajante muquirana, mas que curte comer bem e gosta de hospedagem confortável. É o tipo que faz tudo por pontos aéreos.

Você pode gostar...

12 Resultados

  1. Ana Christ disse:

    Que saudaaaade bateu agora! Preciso voltar à Pedra Azul!!!!

  2. André disse:

    Dicas muito boas, em julho vou pra lá.

  3. Rodrigo Traspadini disse:

    Vale muito a pena conhecer Pedra Azul, as trilhas são muito bacanas, garantindo bastante adrenalina, o visual (principalmente na trilha de corda e nas piscinas naturais) é sensacional garantindo otimas imagens e a recepção local faz sentir se em casa. obrigado @capixabanaestrada pelas dicas de viagem. ☺

  4. Preciso fazer essa trilha! Gente que vista e piscina linda. Eu só fiquei com receio da última parte, já que sou um pouco aflita com altura kkkkk

  5. Bianca Comério disse:

    Que bacana!! Não sabia da existência das trilhas! Já está na lista desejo de lugares pra conhecer!! (:
    Parabéns pelo blog!!!!

    • Deivson Santana disse:

      Obrigado, Bianca! A trilha começou a ficar famosa de uns anos pra cá mesmo. Vale super a pena, apesar de ser concorrido aos finais de semana.

  6. Ana Carolina disse:

    Pedra Azul é um lugar lindo! E quanto à trilha: Quero muito!!!! :) Tentando agendar para o mês de julho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *