Piscinas Naturais no Parque Estadual de Pedra Azul

Há 95km de Vitória chegamos em uma das cidades mais românticas do Brasil: Pedra Azul, em Domingos Martins. A cidade é uma delícia para quem busca natureza, conforto e sofisticação. Porém, o que muita gente não sabe é que além de contemplar pedra mais famosa da região, é possível fazer uma trilha que leva até às piscinas naturais de Pedra Azul.

O parque está localizado na Rota do Lagarto, com mais de 1200 hectares. Claro, que boa parte do local tem visita restrita somente para cientistas. Mas, existe uma área bem bacana que é aberta ao público geral.

Parque Estadual Pedra Azul

Trilha até as piscinas naturais de Pedra Azul

O visitante pode ir conhecer o parque, como pode fazer trilhas por lá, que são várias.  Em Setembro de 2017 foi inaugurado a trilha autoguiada, o que permite que qualquer pessoa chegue até às piscinas naturais de Pedra Azul. Ainda existe a trilha com acompanhamento do guia local do parque estadual da Pedra Azul, que precisam ser marcadas previamente por telefone.

Fizemos a trilha até às piscinas naturais de Pedra Azul,o nosso caminho foi a trilha antiga. A trilha em si é fácil, a parte mais complicada já é no final. Temos que subir um paredão (na própria rocha) com auxílio de uma corda. Mas não se preocupe, só ter jeito para subir e descer. Não é bicho de 7 cabeças, não. Mas, para quem tem pânico de altura ou algo do tipo, fica o alerta.

Hoje, já tem um outro acesso que você não passa pelo paredão, e sim por uma escada. Dá uma volta um pouco maior, mas para quem tem medo de altura é a melhor opção para chegar nas piscinas naturais de Pedra Azul.

Veja mais: Roteiro completo para fazer em Pedra Azul e região

Hospedagem: Confira aqui os melhores preços de pousada de Pedra Azul

parque-estadual-pedra-azul-1   parque-estadual-pedra-azulSubida e Descida do paredão*

 

parque-estadual-pedra-azul-4

Mudança na trilha e agendamento

Atualmente o parque recebe até 160 pessoas por dia. Para grupos é necessário  fazer o pré agendamento no formulário com um mês de atecedência. A trilha feita com o guia do parque, deixa o passeio muito mais rico, contando toda a história do lugar. O valor é combinado por telefone. Para quem for fazer a trilha só ou com poucas pessoas, é só chegar e ir. Lembrando que tem limite diário, então é bom chegar cedo. Ir pela manhã é mais recomendável aos finais de semana.

No outono e inverno a água fica imensamente gelada. Então, fica a seu critério o banho. No dia que fiz a trilha o tempo estava bem fechado, o que foi motivo de não entrar na água, já que estava bem gelada.

Além de contemplar toda a beleza que o passeio permite, você ainda tem uma aula de história do local. Os guias fazem várias paradas ao longo do percurso contando curiosidade de alguma árvore, da pedra, etc. É muito bacana!

Parque Estadual Pedra Azul Parque Estadual Pedra Azul Parque Estadual Pedra Azul

Existem três tipos de trilhas no parque:
  • Nível fácil: Trilha da Pedra Azul, com percurso de 1900 metros (ida e volta), onde os visitantes vão até a base da Pedra Azul, passando pelos mirantes da Pedra Azul e do Forno Grande.
  • Nível médio/difícil: Trilha das piscinas naturais de Pedra Azul, com percurso de 2500 metros (ida e volta), onde os visitantes vão até as piscinas naturais de pedra azul escavadas sobre a rocha. É uma coisa linda da natureza. Essa é a trilha mais procurada.

 

Dicas para trilha 
  • O parque atende até 160 pessoas por dia. Só é necessário agendamento para grupos sendo necessário deixar agendando pelo formulário do turista
  • Vá com roupas leves, tênis de esportes.
  • Leve comidinhas leves, frutas e água.
  • Lembre-se de preservar o meio ambiente. Traga seu lixo de volta.
  • Levar roupa extra ou roupa de praia é bacana. Isso para quem for entrar na piscina natural.

Informação importante:

No período de inverno às piscinas ficam com pouco volume de água, além de ser bem frio na região.

Em dias chuvosos a trilha até as piscinas naturais de Pedra Azul não são realizadas por causa da rocha que fica escorregadia.

Em período de estiagem prolongado as visitas não são realizadas.

Quando for marcar sua trilha pergunte sobre o estado das piscinas. Dependendo da época do ano, elas ficam com pouco volume de água.

 

Informações do Parque Estadual de Pedra Azul

Funcionamento: Todos os dias, das 08h às 17h.

Endereço: Rota do Lagarto, KM3, s/n°.

Telefone: (27) 3248-1156 / (27) 99846-3489

 

 

Deivson Santana

Capixaba de 29 anos. Ama dar vários rolês e viagens. Adora descobrir lugares novos, seja no Espírito Santo ou fora. Me acompanha no instagram @capixabanaestrada

Você pode gostar...

12 Resultados

  1. Ana Christ disse:

    Que saudaaaade bateu agora! Preciso voltar à Pedra Azul!!!!

  2. André disse:

    Dicas muito boas, em julho vou pra lá.

  3. Rodrigo Traspadini disse:

    Vale muito a pena conhecer Pedra Azul, as trilhas são muito bacanas, garantindo bastante adrenalina, o visual (principalmente na trilha de corda e nas piscinas naturais) é sensacional garantindo otimas imagens e a recepção local faz sentir se em casa. obrigado @capixabanaestrada pelas dicas de viagem. ☺

  4. Preciso fazer essa trilha! Gente que vista e piscina linda. Eu só fiquei com receio da última parte, já que sou um pouco aflita com altura kkkkk

  5. Bianca Comério disse:

    Que bacana!! Não sabia da existência das trilhas! Já está na lista desejo de lugares pra conhecer!! (:
    Parabéns pelo blog!!!!

    • Deivson Santana disse:

      Obrigado, Bianca! A trilha começou a ficar famosa de uns anos pra cá mesmo. Vale super a pena, apesar de ser concorrido aos finais de semana.

  6. Ana Carolina disse:

    Pedra Azul é um lugar lindo! E quanto à trilha: Quero muito!!!! :) Tentando agendar para o mês de julho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.