Morro do Maroca

Olá, mochileiro do nosso blog! Estão pensando em passar o réveillon na Cidade Maravilhosa, mas estão fardos do Corcovado, Pão de Açúcar e afins? Vem comigo que nesta coluna iremos conhecer o mirante mais lindo na opinião de quem vive cariocando por aqui. Se preparem para conhecer o lindo mirante no Morro do Maroca que descobri por acaso ao pegar uma condução que mudou o itinerário, e fui parar em um local muito inusitado.

Eu conversei com o guia local Gil Matos  e contou que em 2012 resolveu explorar uma área do Morro dos Cabritos, em Copacabana e descobriu o lugar que ele mesmo batizou como Morro do Maroca no dia 30 de março,  em homenagem a seu pai, Maroca. Para começar, quero dizer que o caminho é de difícil acesso com pontos que praticamente inspiram uma escalada. Se você tem algum problema que contraindique esta subida, recomendo que consulte um profissional habilitado.

 

Demorou aproximadamente uma hora para eu chegar ao ponto final desta expedição. Depois que a subida termina, passamos por um trecho de descidas com vegetação que mais parece um labirinto.

morro do maroca (3)

Quando eu intitulei o mirante mais lindo, eu me referi à adrenalina, superação e à liberdade de estar às alturas. De cada ponto do Morro dos Cabritos até o Morro do Maroca, conseguimos fazer uma revisão de muitos pontos que o Cariocando visitou.

Para terem uma ideia, deu para ver 360° do Rio de Janeiro, desde o Corcovado, Floresta da Tijuca, Niterói e a Ponte, Baía de Guanabara, Pão de Açúcar, Mirante do Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon, Penhasco Dois Irmãos, Lagoa Rodrigo de Freitas, Hipódromo, Jardim Botânico, Parque das Catacumbas, o Atlântico e muito mais! É lindo, dessestressante e encantador. Jamais imaginei que o Rio pudesse ser contemplado desta forma tão singular. Estava nublado no dia que conheci o lugar, mas até as nuvens deram um charme diferente à cidade.

morro do maroca (7)

morro do maroca (5)

morro do maroca (2)

 

Informações importantes:

  • O caminho é difícil de encontrar e difícil de subir.
  • Para quem deseja ir sozinho, salte na estação de metrô Siqueira Campos, pegue a combi que faz a linha Siqueira Campos X Tabajara e peça para saltar em frente ao portão de número 760 (que dá acesso ao caminho para a vista). Recomendo muito cuidado e cautela.
  • Leve muita água, pois o suor escorre feito cachoeira. Leve também umas barras de cereal e umas frutas.
  • Roupas muito leves, calçados apropriados para escalada.
  • Se você não é tão ousado como eu fui e deseja de um guia, eu posso me habilitar desde que me comunique com pelo menos duas semanas de antecedência.
  • Para quem deseja ir de condução própria, estacione na mesma rua do portão 760.

O lugar é um bairro de comunidade aberto 24 horas, mas recomendo que visitem enquanto estiver claro (dia). Não é preciso pagar para subir.

Então, preparados para sentir seu corpo sob o limite? Vem comigo.

Um abraço e espero que gostem da matéria, que visitem e que depois retornem ao blog para contar sua experiência.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. RAUL SALES disse:

    estarei no Rio dia 05 e gostaria de fazer esta caminhada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.