Parque Nacional da Tijuca – dica para fugir do calor

A primavera deste ano de 2015 tem sido até agora a mais quente dos últimos 70 anos segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Felizmente o Rio além de ser uma cidade litorânea, também é contemplada por florestas e cachoeiras, e para fugir dos mais de 42°C, a nossa coluna cariocando retornou ao Parque Nacional da Tijuca, dica para fugir do calor da cidade maravilhosa.

parque nacional da tijuca

parque nacional da tijuca

Esta reserva de proteção ambiental é muito extensa, portanto quero falar hoje de basicamente 3 pontos específicos: Represa do Quebra, Cascata do Quebra e Cachoeira do Chuveiro. A represa do Quebra é muito fácil de ser vista e fica à margem da estrada. Geralmente ficam estacionados carros e motos, e é a partir dela que toda a trilha inicia. A subida é composta por pontos fáceis a pontos difíceis como iremos mostrar nas imagens. Continuamos a subida depois da Cachoeira do Chuveiro e chegamos à Cachoeira do Jequitibá. Todo trajeto é especial e sublime. Se você tiver a sorte que eu às vezes tenho, poderá ver tucanos com seu canto desengonçado, macacos e outras aves lindas, e como é primavera, tive a oportunidade impar de ver flores desabrochando em mata atlântica!

parque nacional da tijuca

parque nacional da tijuca

parque nacional da tijuca

 

 

 

Sigam as recomendações do Parque Nacional da Tijuca

  • É proibido entrada de animais domésticos
  • Não pode alimentar a fauna. Os macacos são lindos e imploram por comida, mas não pode alimentar!;
  • Ande apenas pela trilha original;
  • Não reproduza música, atrapalha o habitat e é bem deselegante;
  • Não faça fogo.
  • Guarde os resíduos e os jogue em local apropriado (lixeiras).
  • É possível acampar, mas é preciso pedir autorização à administração.
  • Leve muita água e preferencialmente use roupas leves.

parque da tijuca

parque nacional da tijuca

parque nacional da tijuca

 

Como Chegar

Para quem vai de condução própria, contorne o prédio da Globo pela Rua Lopes Quintas e depois suba a Pacheco Leão,no bairro Jardim Botânico,  obedecendo as placas, é muito fácil e bem sinalizado. Vale usar um navegador.

 

Para quem vai de ônibus, a linhas 416 passa na Rua Santo Afonso, pertinho da praça Saens Peña, na Tijuca e te deixa praticamente na subida da Floresta. Já a linha 409, sai da Praça Saens Peña, passa em frente ao Botafogo Praia Shopping e te deixa no mesmo ponto final da linha 416.

Se é adepto a bike, vá com a magrela!

Tá calor e enjoou de Copacabana? As cachoeiras são ótimas alternativas.

Horário de Funcionamento

O Parque funciona de 08 às 17 horas e no horário de verão, até às 18 horas.

Alex Speak

Obrigado por ter visitado nosso blog! Sou carioca, inquieto, mochileiro. Exploro cada pedacinho do Rio em busca de novos ares, novas paisagens e novos encantos. Curtam com a gente!!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *