Descubra a Ilha de Paquetá

Nosso Cariocando fez outro passeio muito interessante. Um bairro histórico cedido a dois amigos por Estácio de Sá, lá na época das sesmarias. O lugar é maravilhoso, as ruas bem como muitos patrimônios são tombados, conservando assim a história. Esse canto um tanto fabuloso se chama Ilha de Paquetá, um bairro na Baia de Guanabara. A ilha de Paquetá é tão bucólica que o meio de transporte é feito ainda a bicicletas e charretes.

paquetá (4)

 

O lugar é tão encantador, que até a viagem de ida e volta por si só é um excelente meio de entretenimento e relaxamento. O passeio é feito de barca que sai da Praça XV em horários alternados, que variam conforme os dias da semana e feriados. Saiba dos horários aqui.

Para começar, é superbacana a experiência de viajar à barca. Assim que que partimos da plataforma, já podemos observar paisagens e cartões postais por um olhar ímpar, a saber, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a ilha fiscal que também já é meu objeto de desejo, e futuramente será o tema do Cariocando. O aeroporto e os aviões que passam bem próximos de nós, os estaleiros e os navios imensos que cruzam essa movimentada avenida. Um dos momentos mais majestosos é quando passamos pelo vão central da ponte Rio- Niterói.

 

paquetá (7)

paquetá (1)

Tento entender como pode pilastras tão robustas no meio do mar… Depois passamos por pequenas ilhas até chegarmos ao nosso destino. A viagem dura menos de uma hora. Ao desembarcar, não tenha pressa, a cidade caminha devagar. Caminhe um pouco de uma rua a outra, memorize o momento. Lá você pode alugar bicicleta para uma ou mais pessoas. Eu andei no quadrículo com volante… experimente! Se você não tiver condições de pedalar pela ilha, pode ir de charrete e também de trenzinho sob rodas de pneu. Há também a possibilidade passear de caiaque, pedalinho e canoa.

A parte mais interessante para mim foi a caminhada até o mirante do Morro do Vigário pelo parque Darke de Mattos, a impressão que tive foi de que eu estava desbravando um lugar.

paquetá (8)

paquetá (3)

 

A ilha tem comércio que aceita cartão. Há hospedarias bem em conta, a comida e bebida não são tão baratos, por tanto, é interessante levar lanche e um pouco de bebida.

Para quem gosta de lugares bem incomuns, fica essa dica.
Um abraço e até a próxima!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.