Formigas Bordadeiras da Serra – História com Mistério e fé

Atualizado em Julho de 2017
No município da Serra, ES, está localizado um lugar com uma história muito interessante: a Associação Nossa Senhora das Lágrimas, mais conhecida como as formigas bordadeiras. É impossível você sair do local sem se surpreender, é um tipo de história de fé que mexe muito com  a nossa imaginação.

A História das Formigas Bordadeiras

 Em 1990 ocorreu a primeira manifestação de uma imagem de Nossa Senhora da Penha, que começou a chorar lágrimas humanas. Após o acontecimento, a imagem chorava todos os dias, com isso várias pessoas passaram a frequentar o local. Em 1991, a imagem chorou lágrimas de sangue (na época acontecia a Guerra do Golfo Pérsico).  Há relatos que a santa chorou sangue devido ao acontecimento da guerra e por perder vários de seus “filhos”. Nessa mesma época a santa apareceu com o rosto cheio de formigas. Após alguns acontecimentos com a família que cuidava da imagem , ela  passou a ter  cuidados pelo Convento da Penha e não está à mostra para visitas.
Desde 1996, as formigas bordadeiras deixam várias imagens da santa gravadas em folhas de árvores espalhadas pelo quintal da casa. As folhas só são recolhidas quando caem do “pé”.
formigas bordadeiras
formigas bordadeiras

Todas as folhas que as formigas desenharam ficam guardadas

Uma das voluntárias que nos acompanhou na nossa visita, nos relatou que a Nossa Senhora usa as formigas para deixar mensagens para elas desde 2005, mensagens essas que são sempre menção de passagem bíblica. Também há relatos que as formigas desenharam imagens espalhadas pelas paredes da casa. Curioso, não?!

Durante nossa visita no local, presenciamos de perto as formigas “desenhando e escrevendo” nas folhas das árvores, mas é algo que não dá pra saber o que se trata ainda, já que as folhas só são recolhidas pelas voluntárias quando estão no chão.

formigas bordadeiras

A casa que abriga a maior parte da história tem um altar com imagem de alguns santos, inclusive da Nossa Senhora. Os devotos e fiéis podem rezar e beber a água Santa de Maria.
No outro lado existe um prédio da paróquia que está um “museu” com as folhas que as formigas bordadeiras fizeram. Os fiéis podem acompanhar também as missas feitas ali.
 Informações

 

Telefone: 27 99278-5878
Horarios:
De segunda a sexta – 13h às 16h
No 3° sábado do mês – Missa às 15h
Última quinta-feira do mês – missa às 15h
 Endereço: Rua Aldari Nunes, 162 , Bairro São Lourenço – SERRA/ES

Deivson Santana

Capixaba de 23 anos, ama o Espírito Santo, mas adora desbravar lugares novos. Viajante muquirana, mas que curte comer bem e gosta de hospedagem confortável. É o tipo que faz tudo por pontos aéreos.

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. July Gomes disse:

    É no mínimo curioso.Muito interessante a história.

  2. Ghaidy disse:

    Adorei o artigo, parabéns pela história..vou atraz pra vê isso..lembro de quando essa história estourou .. o povo de SP tem que ver isso.

  3. wilma guedes disse:

    Gostei muito!!!!!

  4. Waldenira disse:

    Já estive duas vezes fazendo visita no museu e santuário realmente é uma história fascinante pois sou muito devota de Nossa Senhora. O ambiente transmite muita paz e narração sobre a ação das formigas bordadeira é maravilhosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *